Doces da festa: qual quantidade?

Uma dúvida que sempre surge quando organizamos uma festa é a quantidade de comida e bebida que se deve servir. Ninguém quer ver faltar docinhos ou ver que no final da festa sobrou muito e o dinheiro investido poderia ter sido melhor utilizado.

A quantidade depende muito do tipo de festa e dos convidados. Se for uma recepção só para a família por exemplo, conseguimos calcular a quantidade com mais precisão, pois conhecemos o perfil de todos convidados, dessa forma até podemos considerar aquela prima louca por doces como quatro convidados, mas se for uma festa grande e os convidados forem de perfis variados deve-se seguir algumas dicas básicas:

Docinhos
  • Se houver sobremesa calcula-se de 3 a 4 por pessoa
  • Sem sobremesa, calcula-se de 5 a 6 por pessoa
Bolo
  • Se o bolo for a sobremesa, calcula-se de 100 a 150 grs por pessoa
  • Se houver outra sobremesa ou muitas crianças, calcula-se 60 grs por pessoa
  • Se houver muitos docinhos, as pessoas comerão menos bolo
Mini-cupcakes
  • Calcula-se pelos 1,5 mini-cupcake por convidado, mas é preciso lembrar que o fato de serem, de certa forma, uma novidade e chamativos, atrai muito os convidados, que vão querer provar todos os sabores.
  • Se tiver cupcakes apenas para decorar, corre o risco de ver seus convidados correndo para a mesa atrás dos bolinhos.


Não se esqueça que se deve considerar que normalmente 30% dos convidados não comparecem a festa, então ou convide mais ou calcule para menos

Também é importante seguir os costumes de sua família. Se todos no final da festa gostam de fazer uma trouxinha com meia dúzia de doces para levar para casa, deve-se calcular doces a mais para a alegria do dia seguinte!

0 comentários:

Postar um comentário