Um pouco de História...

Muito presente em festas atuais, trazendo alegria e modernidade as celebrações até parece que o Cupcake foi criado recentemente, mas esse bolinho não é nada novo, existem registros de mais de 200 anos de sua existência!


A primeira menção ao cupcake pode ser considerada de 1796, no livro “American Cookery”, com a receita de “Bolo para ser assado em pequenas xícaras”. Já a primeira menção ao termo “Cupcake” foi encontrada no livro da escritora americana Eliza Leslie, “Seventy-five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats”, de 1828.


Naquela época não havia as forminhas em que hoje são assados, por isso os bolinhos eram feitos em xícaras, o que lhes deu o nome de “Cupcake”. Também se diz que o nome Cupcake vem da receita, pois os ingredientes são medidos em xícaras. De qualquer maneira o cupcake foi revolucionário, pois se colocando a massa em xícaras o tempo de assar foi reduzido e ficou muito mais fácil se medir os ingredientes em xícaras do que pesá-los como originalmente era feito.


Por essas facilidades o Cupcake se popularizou, invadiu as confeitarias americanas, e mesmo não sendo mais assado em xícaras o nome se manteve.


Na Inglaterra o bolinho é chamado de “Fairy Cake”, ou seja, bolo das fadas. Devido ao seu tamanho ele seria apropriado para pequenas fadinhas compartilharem em uma festa. O “Fairy Cake” é presença obrigatória no tradicional “Chá das cinco” inglês.

0 comentários:

Postar um comentário